Capa do livro de Juliano Spyer (2020)

“Evangélicos” é uma palavra que ocupa narrativas jornalísticas e opinativas todos os dias no nosso país. E não é à toa que esse extenso grupo religioso seja pauta de debates políticos, jornalísticos e acadêmicos. Há 10 anos, segundo dados do IBGE, os evangélicos já representavam cerca de 22,2% da população brasileira. Hoje em dia, segundo dados do Datafolha, os evangélicos são 31% e “a cada ano são abertas 14 mil novas igrejas evangélicas no Brasil” (SPYER, 2020, p. 73). Existem igrejas evangélicas instaladas em periferias, desenvolvendo projetos sociais com pessoas, que o Estado ainda não consegue alcançá-las.

No entanto, o…


Introdução

A primeira programação de início do meu feriadão de Finados foi assistir ao vídeo da pregação de Ed René Kivitz, pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (IBAB) desde 1989, durante o culto online do dia 25 de outubro de 2020. Caso você ainda não tenha assistido ao vídeo inteiro, aqui segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=QIgaENPto2U . Só registrando que, no dia em que assisti ao vídeo, que tem por título “Cartas vivas contra letras mortas”, a quantidade de visualizações já tinha ultrapassado a marca de 260 mil. …


Eu já estava com um texto pronto para publicar, aqui no Medium, sobre a “plataformização do trabalho”, mas por conta dos fatos que presenciamos, achei por bem me posicionar em meio a tanta desumanidade.

Iniciarei com algumas considerações necessárias para que o entendimento do texto não seja desencaixado completamente de sua proposta original. Então vamos lá!

· Acho pertinente o debate sobre o aborto, mas neste momento, me abstenho de me posicionar a favor ou contra;

· O ponto central deste texto é a desumanidade. A partir desse mal, as diferenças coexistem e se faz necessário evidenciá-las, infelizmente. Por isso…


Interações com o Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino

Durante as atividades do I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia, projeto desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tive a oportunidade de conversar, remotamente, com alguns dos professores da área de Comunicação.

Dentre eles, o Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero. Luís Mauro é referência brasileira nos estudos da Teoria da Comunicação, além de Mídia, Política e Religião. Na conversa, que aconteceu na tarde da sexta-feira, dia 17 de julho de 2020, falamos sobre o “novo normal” de nossas pesquisas: os atravessamentos sociais e afetivos das pesquisas em cultura midiática durante uma pandemia.

Confira no seguinte vídeo!


Uma autocrítica a partir da análise comunicacional da “sociedade do EU”

A autocrítica é o maior desafio de todos nós. Olhar o argueiro no olho do meu irmão é muito fácil. Difícil é enxergar a trave que está no meu olho. E aqui eu tento escrever um texto na autocrítica do meu pensar e agir. Por isso peço, desde já, compreensão e que todos nós enxerguemos a trave que está no nosso próprio olho.

Parece que as mídias sociais, neste instante, se elevam — ou se rebaixam — a um nível das desigualdades interacionais. …


Uma breve reflexão dos usos de versículos isolados da Bíblia

A carta do apóstolo Paulo expressa a maturidade de seu pensamento e de sua fé em Jesus. É considerada a carta mais longa e mais importante, na qual o autor demonstra a situação de pecado que vive a humanidade e a salvação que está em Jesus Cristo. Para entender a carta que foi escrita aos romanos mais ou menos em 57 d. C. precisamos considerar tais pontos:

· O capítulo 13 reflete a situação em que se encontrava a igreja em Roma. Basta ler todos os capítulos que o antecedem!


Reflexões e desafios pastorais durante e pós-pandemia

Templos vazios e a liderança precisou se reinventar na internet. Foto: IBAB, 2020.

Estamos vivendo um momento em que nunca antes na história da igreja cristã, principalmente no que diz respeito a igreja evangélica brasileira, se viu tantas estratégias por parte dos líderes das instituições religiosas. De cultos online a cultos no formato “drive-in”.

É importante destacar que o nosso intuito ao escrever este artigo é lançar luz sobre as estratégias que estão em prática no contexto atual das igrejas evangélicas no Brasil, precisamente no que tange ao culto online. Não objetivamos suscitar aqui o debate teológico daquilo que entendemos como culto público cristão. …


A saída de Sérgio Moro (Ministro da Justiça) foi resultado de uma profunda traição do Presidente Jair Messias Bolsonaro, não só ao próprio Moro, mas também aos seus eleitores. Bolsonaro foi eleito com o discurso hipócrita de que combateria a corrupção com isonomia e com carta branca dada ao ex-juiz. Porém suas próprias ações só evidenciam que não existe nada de nova política, tudo é tão velho como sempre foi desde o ano 1.500.

Não estou afirmando que Moro seria a esperança no combate a corrupção e nem muito menos Bolsonaro. Até porque nunca acreditei no discurso desse tal governo…


Além da pandemia do novo Coronavírus existem outras “dores de cabeça” que estamos tendo de lidar todos os dias. Na manhã desta quinta-feira (26), o governo federal assinou e publicou um decreto que lista as atividades essenciais durante o tempo de isolamento físico da sociedade. Nesse decreto, as atividades essenciais são: geração, transmissão e distribuição elétrica; serviços de pagamento, de crédito e de saque, além do funcionamento das Casas Lotéricas; produção de petróleo e distribuição de combustíveis; atividades médico-periciais; fiscalização do trabalho; atividades de pesquisa científica, relacionadas ao COVID-19; atividades de representação judicial e extrajudicial e por fim, atividades religiosas…


De fato, estamos vivendo novos momentos de instabilidade social e política em praticamente todas as cidades brasileiras. É óbvio que a greve do setor de cargas, que é muito maior do que a tão conhecida “greve dos caminhoneiros”, não é o fator gerador desse caos, pelo contrário, o país vivia essa instabilidade há muito tempo. A paralisação dos caminhoneiros foi apenas o estopim de uma falta de gestão política no Brasil que perdura por anos.

Neste texto, eu quero vos chamar a atenção para um fator preponderante que faz a greve perdurar por tantas horas e dias. O WhatsApp é…

Odlinari Ramon Nascimento da Silva

Amo pensar sobre mundo, tecnologia, política, religião e fé. Então aqui me proponho a rasurar sobre a vida humana. Sou estudante apaixonado pela Comunicação.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store